sábado, 13 de agosto de 2011

TICs - Módulo III - At. 3.2 - Contextualizando a mudança da teoria à prática


Turma: João Neponuceno
Cursista: Douglas Alves da Silva
Tutor: Josi Kely A. De Brito Andrade
Atividade: 3.2 Contextualizando a mudança
Eixo: Currículo, projeto e tecnologias


CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA DA TEORIA À PRÁTICA


Sempre que planejamos uma aula, idealizamos que a mesma irá durar o tempo planejado, sem interrupções, com o aprendizado alcançando a todos da sala de aula e sanando todas as suas dúvidas e dificuldades. Porém, na maioria das vezes não é bem isso que ocorre, infelizmente. Acabamos tendo que lidar com problemas de indisciplina em sala de aula, procedimentos administrativos dentro da unidade escolar, entre outras interrupções que acabam fazendo com que o conteúdo acabe se estendendo mais que o previsto. Claro que também não podemos esquecer das extensões ao tema por motivações positivas, advindas de questionamentos para se aprofundar o assunto por parte dos alunos.
A aula que planejei, por exemplo, retrata um importante período da história nacional, “A Revolução de 1930 e a Era Vargas”. Após duas aulas explicativas e debates em sala com alunos do 9º ano utilizando os recursos da educação tradicional (lousa, giz, livro, caderno, etc.), os mesmos foram encaminhado à Sala de Tecnologias, onde puderam se aprofundar no assunto, com textos de aprofundamento e uma participação interativa no Blog, onde os mesmo produziram comentários acerca do tema estudado, fazendo o fechamento daquele estágio do conteúdo.
Observando ao longo deste ano, pude perceber que os alunos se interessam muito por este tipo de abordagem (tecnológica), o que ao meu ver torna os textos mais atrativos ao educando. Isto prova que a tecnologia esta aí para ser mais uma ferramenta de uso do educador para atender sua clientela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário