Nesta atividade, deveríamos nos proporcionar uma breve experiência de navegação “livre” na rede de internet, pesquisando, como exemplo a questão “o que é hipertexto?” no ambiente do site de pesquisas www.google.com.br. O hipertexto pode ser definido basicamente como um texto apresentado no formato digital, onde são agregados links para acesso de informações adicionais (textos, arquivos de áudio e vídeo, outras páginas de referência a determinado assunto). Esses links são uma espécie de atalho dentro do hipertexto que possibilitam o acesso às já citadas informações adicionais, deixando estas “a um clique de distância” do leitor do texto digital.
Segundo o Professor Lindomar, do site InfoEscola, “o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema ‘Xanadu.’ Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Porém, o objetivo da atividade era na verdade apresentar nossas impressões na navegação na internet. Com isso posso afirmar que no ambiente virtual podemos encontrar diversas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Para se ter uma idéia, ao pesquisarmos a pergunta “o que é hipertexto?” encontramos no site do Google nada mais nada menos do que 330 mil resultados apenas 2 segundos após o “clique” no botão pesquisar. Isso é claro “aproximadamente”, como o próprio site ostenta. Entre esses resultados o que primeiro aparece é o do site da wikipédia, o qual não é muito confiável devido ao seu conteúdo de livre acesso para edições, o que a torna ao mesmo tempo a maior e mais democrática enciclopédia do mundo, porém apresentando muita fragilidade pára com seus verbetes. Isto ocorre porque se algum usuário quiser alterar o significado de determinado verbete ele pode facilmente faze-lo, nem sempre com compromisso com a realidade. Outros sites e blogs podem apresentar o mesmo defeito, quanto à confiabilidade. Devido a isso se faz necessária uma análise detalhada dos termos pesquisados na internet, sendo que o pesquisador deve sempre informar-se quanto a credibilidade do referido site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário